O On Running Cloudmonster 2 traz mudanças que maximizaram seu amortecimento e retorno de energia, como a entressola em dupla densidade, 5mm mais alta e uma nova placa Speedboard em nylon injetado entre as duas camadas.
O cabedal teve sua malha projetada e retrabalhada para maior conforto, além de ser a mais sustentável da On, com 92% de poliéster reciclado. O colarinho possui um pouco mais de acolchoamento, o que traz maior conforto e os passadores do cadarço foram redesenhados para melhor ajuste. Na primeira versão houve alguns problemas de qualidade na faixa lateral, e mesmo a On Running resolvendo rapidamente, na segunda versão eles fizeram alterações para que não aconteçam mais.
A entressola traz as principais alterações desta versão. Agora ela possui duas espumas diferentes, Pebax na parte superior com foco em retorno de energia e a Helion na inferior com foco em amortecimento. A nova placa Speedboard em nylon está presente entre as duas espumas, uma construção tradicional dos tênis com placa, que visa trazer maior propulsão. Ele está 5mm mais alto, agora com 35mm na parte traseira e 29mm na dianteira, ou seja, 6mm de drop.
Apesar do Pebax estar visível apenas na parte da frente, ele está presente por toda a extensão. A vantagem é ter um material com mais responsividade e estabilidade, em contrapartida teve um aumento de 8.5% no peso do produto.
O solado apresenta um novo composto de borracha que oferece melhor tração e durabilidade em condições secas e molhadas.